Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Cidades

MUNDIAL DE ROBÓTICA

Estudantes de MT garantem vaga em campeonato nos Estados Unidos

Estudantes da rede estadual de ensino garantiram vaga no campeonato mundial de robótica, que acontece em abril deste ano, em Houston (EUA), na modalidade FIRST Robotic Competition (FRC). A equipe Canintech, formada por 11 estudantes do ensino médio conquistou uma das seis vagas, durante participação no 6º Campeonato de Robótica, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Senai), no último final de semana, em Brasília. 

Os alunos da rede estadual em Sinop também fazem cursos técnicos por meio de parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com o Senai.

Nesta terça-feira (05.03), esses estudantes foram recebidos pelo governador Mauro Mendes, no Palácio Paiaguás.

“Vocês talvez não tenham a dimensão da minha emoção. Fico muito feliz em ver oportunidades como esta chegando para estudantes de escolas públicas. Essa conquista no campeonato de robótica irá fazer com que vocês possam ir muito além”, disse o governador. 

Mauro Mendes contou que também estudou em escola pública e que trabalhou muito para ter as oportunidades conquistadas ao longo da vida. “Obrigado a todos. O mercado busca esse tipo de profissional que compete e que corre atrás dos seus objetivos. Vocês podem ter a certeza de que terão um futuro brilhante”, completou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também destacou o orgulho de ter estudantes da rede estadual de ensino representando o estado como uma das equipes que vão representar o Brasil nos Estados Unidos daqui a dois meses.

“Esse resultado mostra que estamos no caminho correto. Hoje, temos 102 escolas que pratica o ensino com robótica, além de outras tecnologias em sala de aula como conectividade, Smart TVs, por exemplo.  E vamos expandir. A nossa previsão é ampliar para 300 escolas com robótica educacional ainda neste ano”, anunciou.

Estudante da Escola Estadual Edeli Mantovani, em Sinop, Guilherme Cajaiba, de 16 anos, concluirá o Ensino Médio junto com o curso de Técnico em Automoção. A conquista em Brasília, segundo ele, só foi possível com o apoio que ele e os colegas tiveram nas escolas, a dedicação individual de cada um e o trabalho em equipe.

“No curso técnico estudamos sobre programação, ciência, tecnologia, mecânica, outros conteúdos. Estar entre as equipes que vão para os Estados Unidos é a certeza de que esse esforço vale a pena. Nossa expectativa é conseguir uma boa pontuação no mundial e voltarmos de lá vencedores”, pontuou Guilherme.

Rafaella Rodrigues, de 16 anos, da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, também componente da equipe Canintech, mostrou ao governador e ao secretário de Educação como funciona a arena onde os robôs competem. Após a demonstração, Mauro Mendes assumiu o controle e pode experimentar a emoção de controlar os dois robôs das equipes vencedoras.

O evento

O Campeonato de Robótica faz parte do 6º Festival Sesi de Educação e reuniu mais de 2 mil estudantes de todo o Brasil em uma competição acirrada e repleta de inovação tecnológica. Os times competiram em quatro modalidades, deixando clara a sua habilidade e conhecimentos técnicos.

Mato Grosso participou com as seguintes equipes formadas por estudantes do Ensino Médio por meio de uma parceria entre o Senai e a Seduc: Agrobot de Rondonópolis, Agrotech de Várzea Grande, Canintech de Sinop, além de duas equipes formadas por estudantes Sesi Escola Cuiabá e Senai Porto: TuiuTech e MTech.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp