Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Economia

Compras em Alta

Procon orienta a população na escolha consciente de presentes de Natal

Procon orienta a população na escolha consciente de presentes de Natal

Foto: Da assessoria

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Municipal chama atenção da população nesse período festivo na hora de escolher os presentes de Natal. Com a proximidade da data, há menos de dez dias para o Natal, a demanda no comércio aumenta. A boa expectativa se dá em razão do pagamento do 13º salário, festividades de fim de ano, bem como as lojas que ficam abertas em horário diferenciado.

Qualquer que seja a opção, desde uma pequena lembrança a um presente de custo elevado, para não errar na escolha, o Procon Cuiabano, orienta que é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.

Antes de qualquer coisa, pesquisar o mesmo produto em diferentes estabelecimentos é fundamental.
O Procon recomenda ainda quanto às promoções e descontos, avaliar as condições de pagamento, como parcelamentos e juros, dentre outros. Além é claro, de não deixar para última hora e acabar pagando pelo mesmo produto um valor bem mais alto.

Priorize produtos que possuam garantia. Isso proporciona mais segurança ao consumidor caso algum problema ocorra após a compra. Verifique os termos da garantia e guarde o comprovante de compra. “Esteja ciente de seus direitos como consumidor. Guarde todos os comprovantes de compra, verifique a política de troca da loja e, em caso de problemas, entre em contato com o Procon para orientações sobre seus direitos e possíveis resoluções”, disse o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Genilto ressalta ainda que o Procon Municipal atua de forma preventiva para garantir a harmonia na relação entre o consumidor e o fornecedor nesse período das festas de Natal e Réveillon. Uma das iniciativas adotadas pelo órgão é o envio da notificação orientativa a todas as entidades representativas do setor.

“No documento consta uma série de ações que devem ser adotadas, visando a transparência no atendimento das necessidades do cliente. Todos os pontos destacados têm como base o respeito às normas do Código de Defesa do Consumidor ", explica o secretário.

Entre as providências destacadas estão: disponibilização do Código de Defesa do Consumidor, endereço e telefone dos órgãos públicos de defesa e proteção do consumidor; atendimento preferencial imediato e individual; manter visíveis informações das formas de pagamento; não vender produtos impróprios para uso; não impor limites quantitativos para compra de produtos em promoção; não manter na área de vendas produtos sem preço.

Diante de qualquer eventual problema ou irregularidade, a orientação é para que antes de procurar o Procon, o cidadão contate o gerente do local ou canais de relacionamento da empresa para tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não conseguir, deve procurar o órgão para registrar a denúncia e fazer a abertura dos procedimentos cabíveis.

“Ao seguir essas dicas, os consumidores podem desfrutar de um Natal mais tranquilo, garantindo que suas escolhas de presentes sejam seguras, conscientes e alinhadas com princípios éticos e sustentáveis. O Procon está à disposição para auxiliar a população, garantindo uma temporada festiva feliz e livre de transtornos”, finalizou Genilto.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp