Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Economia

MT EM DESTAQUE

Sinop se consolida como a 4ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios

Sinop mais uma vez desperta os olhares do mundo. Dessa vez, por se consolidar como a 4ª melhor cidade do Brasil - e 1ª de Mato Grosso - para fazer negócios no comércio, de acordo com o estudo elaborado pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a Revista Exame. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) e a Capital do Nortão obteve nota 3,634, desbancando capitais como Cuiabá, Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), além de Brasília e outras. 

Para o estudo, na categoria comércio, a consultoria analisou 10 indicadores, como empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador do comércio varejista, renda do trabalhador do comércio atacadista, estabelecimento comerciais varejistas, estabelecimentos comerciais atacadista, empregos no comércio varejista, empregos no comércio atacadista, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda do trabalhador formal.

“Ano a ano Sinop se consolida como referência não só nacional, mas também mundial. E essa é mais uma confirmação que estamos no caminho certo, avançando nos trilhos dos desenvolvimento, investindo cada vez em obras e ações que melhorem a qualidade de vida do sinopense e, consequentemente, despertem o olhar e o interesse de novos empreendimentos. Precisamos cada vez mais evidenciar o potencial de Sinop”, destacou o prefeito Roberto Dorner. 

Trecho do estudo, aponta que Sinop apresentou todos os indicadores positivos em relação ao desenvolvimento e crescimento do setor comercial. “Diferentemente de São Paulo, que registrou saldo negativo populacional, a cidade de Sinop, após o resultado do Censo, registrou crescimento de 31% totalizando 196 mil habitantes”, consta no estudo. 

Além disso, no período analisado pela consultoria, Sinop obteve crescimento de 10,6% nas empresas comerciais varejistas e 11,4% nas empresas comerciais atacadistas. A Capital do Nortão também registrou saldo positivo de empregos no setor varejista (164) e no setor atacadista (259). Já a renda média mensal do trabalhador formal é de R$ 2.562,63. 

Além do setor do comércio, Sinop também aparece como a 18ª melhor cidade do país para fazer negócios na agropecuária, 46ª na saúde, 89ª no setor de serviços e 95ª no mercado imobiliário. 

O estudo em questão foi realizado com análise de indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (conforme o Censo 2022), totalizando 319 cidades.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp