Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Cidades

Mato Grosso

Temperaturas extremas e tempo seco contribuem para propagação de vírus respiratórios

Temperaturas extremas e tempo seco contribuem para propagação de vírus respiratórios

Foto: Ilustração

O tempo seco e as temperaturas mais baixas tornam o ambiente propício para a propagação de vírus do sistema respiratório. Apesar disso, a Superintendência de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) afirma que não há surto de covid-19 na Casa e que a maioria dos casos de infecções respiratórias está vinculada a casos de alergias, gripes e resfriados.

De acordo com a superintendente do Qualivida, Ivana Mattos Mello, o setor continua realizando os atendimentos aos servidores, de forma presencial ou por teleconsulta e, quando é solicitado pelo médico, é feito o exame para detectar a covid-19.

Cuidados redobrados - Neste período fica ainda mais evidente a importância da prevenção. Os especialistas destacam que a vacinação aliada a outros cuidados é fundamental para evitar o contágio ou agravamento de doenças.

A biomédica e mestre em Ciência da Saúde, Débora Isoton, ressalta que a vacinação é o primeiro e mais importante cuidado a ser adotado, seja para covid ou para a gripe. “No caso da covid, percebemos que, mesmo quando há um aumento no número de pessoas contaminadas, os casos dos agraves continuam em queda e isso tem relação direta com a vacinação”.

Em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 64% da população tomou as duas doses da vacina contra covid-19 e 76% tomou pelo menos uma dose. As vacinas são aplicadas pela rede pública de saúde e o agendamento é feito diretamente nas prefeituras.

Em abril, a ALMT fez uma parceria com a Unimed e com o Laboratório Inac e disponibilizou 1.000 doses da vacina Influenza Quadrivalente com preço reduzido para os servidores. Essa campanha já foi encerrada, mas quem não conseguiu deve acompanhar o calendário do SUS e buscar um posto de vacinação quando estiver no grupo de atendimento.

Com a vacina em dia, outro cuidado que deve ser adotado, segundo Débora Isoton, é o isolamento de pessoas sintomáticas. “Sabemos que há um crescimento dos casos de gripes e resfriados, mas é importante isolar quando os primeiros sintomas se manifestam e testar para evitar que infectados com a covid-19 contaminem outras pessoas”.

Para realizar o teste de covid em Cuiabá, a Prefeitura Municipal disponibilizou um site, testerapidocuiaba.com.br

 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp