Quarta-feira, 1 de maio de 2024
informe o texto

Notícias / Cidades

Hora de Colaborar

Justiça Eleitoral recebe inscrições de mesários voluntários

Justiça Eleitoral recebe inscrições de mesários voluntários

Foto: Ilustração


Responsável por conduzir todo o processo de votação, o mesário ocupa um papel fundamental no fortalecimento da democracia. A Justiça Eleitoral de Mato Grosso está recebendo inscrições de voluntários que queiram atuar no pleito de 2022. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso solicita que os interessados se inscrevam até o mês de julho.

 As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal e também pelo aplicativo E-título, que pode ser baixo nas plataformas Android e iOS. Basta informar o título eleitoral e preencher um formulário com dados pessoais, como endereço, telefones para contato, escolaridade, entre outras informações.

 O secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Milomem, explica que o trabalho do mesário é muito importante para o sucesso das eleições. “Os mesários são cruciais nesse processo democrático porque, de fato, conduzem o processo de votação no dia das eleições. Então, para o cidadão representa muito, e para o próprio mesário, é a oportunidade de entender como é conduzida uma eleição, uma experiência que com certeza agrega bastante”.

 Além da participação cidadã, os mesários possuem outros benefícios. O primeiro deles é que para cada dia dedicado à Justiça Eleitoral, incluindo o pleito e o treinamento, o mesário tem direito a duas folgas no trabalho. As compensações valem tanto para o setor privado quanto para o público.
 

As vantagens

Em Mato Grosso, o mesário também tem direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, assegurado em edital pela Lei Estadual nº 11.238, de 28 de outubro de 2020. É importante frisar que para ter direito, o eleitor convocado ou voluntário terá que comprovar o serviço prestado à Justiça Eleitoral por, no mínimo, dois eventos eleitorais (eleição, plebiscito ou referendo), consecutivos ou não.

Outra vantagem é que os universitários de instituições parceiras podem obter certificado de atividade complementar em relação ao seu curso de nível superior. Além disso, se tiver previsão em edital de concurso público, o mesário tem preferência no critério de desempate de acordo com a colocação.

 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp