Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Política

de volta

Decisão do STF reconduz Botelho à presidência da ALMT

24/02/2022 - 08:26 | Atualizada em 24/02/2022 - 11:05

Da Redação/ Adoniran Moura

Decisão do STF reconduz Botelho à presidência da ALMT

Foto: Secom/ALMT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu pelo retorno do deputado Jalser Renier (SD) à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima, na noite desta quarta-feira (23). A nova decisão ocorreu à véspera  do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.674 de Mato Grosso que trata da mesma situação em Mato Grosso. Com isso, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, que vivia situação semelhante a do deputado de Roraima, também foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa, em decisão proferida na manhã desta quinta-feira (24.02).

Jalser Renier estava afastado do cargo, também por decisão do ministro Moraes, desde janeiro de 2021. O despacho que reconduz Jalser e o restante dos deputados aos cargos na Mesa Diretora da Ale-RR, também suspende o processo de cassação contra o parlamentar que seria votado na sessão desta quinta-feira (24.02). 

"Em vista do exposto, REVOGO A DECISÃO CAUTELAR proferida nos presentes autos (doc. 33) e restauro a eficácia da eleição realizada pela Assembleia Legislativa na Sessão Ordinária de 10/6/2020, para composição da Mesa Diretora no biênio 2021-2022, com a ADI 6674 / MT consequente RECONDUÇÃO IMEDIATA de seus membros aos cargos antes ocupados, até o julgamento final da presente Ação Direta. Comunique-se IMEDIATAMENTE a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para ciência e IMEDIATO cumprimento desta decisão.", consta da decisão do ministro.

Com a decisão,o deputado Eduardo Botelho deve ser reconduzido imediatamente à presidência, Max Russi (PSB) volta ao cargo de  primeiro-secretário; a deputada Janaína Riva (MDB), como 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Delegado Claudinei (PSL), 3º secretário e o deputado Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário. Eles ficam no cargo até o dia 31 de janeiro de 2023.

Confira a íntegra da decisão aqui
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp