Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Agrobusiness

EGITO AMPLIA COMPRA

Exportação de carne bovina de Mato Grosso aumenta 36% em janeiro

16/02/2022 - 18:11 | Atualizada em 16/02/2022 - 18:30

Da redação / Com informações assessoria Acrimat

Exportação de carne bovina de Mato Grosso aumenta 36% em janeiro

Foto: Da internet

O volume das exportações de carne bovina de Mato Grosso cresceu 36,25% em janeiro deste ano ante o mesmo mês do ano de 2021. Esse aumento ocorreu em razão dos embarques realizados para o Egito, que surpreendeu ao ampliar seu volume de compras no período, além da China, que já é considerado o principal comprador da carne brasileira.

Foram exportadas 43 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC) da carne bovina de Mato Grosso durante o mês de janeiro de 2022. Já no mesmo período do ano anterior, foram exportados 31 mil TEC, de acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Dos embarques realizados em janeiro deste ano, a China e Hong Kong foram responsáveis pela compra de 30% da carne bovina mato-grossense, seguida pelo Egito, que comprou 21%. Os Estados Unidos e os Emirados Árabes ocupam o terceiro lugar na participação das exportações, com 6% dos embarques realizados cada um.

“O volume exportado aumentou devido às demandas reprimidas da China, que voltou a comprar, e a entrada de um novo comprador, o Egito. Na verdade, o Egito já comprava, mas nesse período ele intensificou as compras e totalizou 21% dos embarques de Mato Grosso. Isso trouxe uma receita 44% maior de janeiro de 2021 para janeiro de 2022”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita.

Ainda segundo Nilton, esse cenário positivo surpreendeu devido ao histórico do período, cuja tendência é de baixa demanda de compra. “Em janeiro saímos de um período de pico máximo de abate, que são os últimos três meses do ano em que o mercado está aquecido e há uma demanda maior do mercado. Então, historicamente em janeiro costuma ser mais calmo. Mas janeiro de 2022 surpreendeu por ser mais aquecido em relação a 2021”, afirmou o gerente.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp