Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias / Economia

Mercado de imóveis

Mercado imobiliário de Cuiabá cresce, mesmo com a alta inflação

Houve aumento no número de imóveis comercializados e nos valores negociados

26/01/2022 - 18:45 | Atualizada em 26/01/2022 - 18:58

Do matogrosso econômico

Mercado imobiliário de Cuiabá cresce, mesmo com a alta inflação

Foto: Foto ilustração

O mercado imobiliário na Capital mato-grossense acumulou recordes tanto no número de imóveis comercializados quanto no de valores transacionados no período, segundo estudo divulgado pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi/MT). O desempenho se deu mesmo com a inflação atingindo 10,06% em 2021 – maior nível em seis anos – e interferindo diretamente no aumento da taxa básica de juros (Selic),

Foram mais de R$ 4,3 bilhões em vendas em pouco mais de 11,9 mil unidades comercializadas em 2021, alta de 26,42% e 21,23%, respectivamente, se comparado a 2020.

Ainda segundo o estudo (Indicador de Mercado Imobiliário de Cuiabá), apenas o percentual financiado apresentou retração (-8,82%), o que representou 21,31% do total negociado.

Para o presidente do Secovi/MT, Marco Pessoz, o bom resultado do estudo ainda é reflexo da Selic em baixa, que atingiu os menores índices no ano passado. “Nos últimos dois anos tivemos as menores taxas básicas de juros já registradas. Esta forma de incentivo à economia é ruim para quem procura investir e, por isso, o mercado imobiliário se torna alternativa de investimento”.

Pessoz também explicou que o estudo revela que o maior número de imóveis comercializados no período foi de ‘usados’. “Isso ainda é reflexo da crise de 2014 a 2017, que ocasionou erros que reduziram a capacidade de crescimento da economia. Tal condição freou, de lá para cá, os lançamentos de novos empreendimentos imobiliários”.

O estudo mostrou que 10.551 imóveis comercializados eram usados e apenas 1.359 novos. As regiões mais procuradas são a leste e a oeste, consideradas áreas residenciais da Capital mato-grossense.

O presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância desse apoio na realização do estudo que contribui, de certa forma, para o comércio na região. “Expor indicadores sobre a movimentação imobiliária na Capital possibilita novos investimentos em determinadas regiões da capital, contribuindo na geração de receita, de novos empregos e renda à população local”.

O estudo conta com o apoio da Fecomércio/MT e é realizado desde 2015 pelo Secovi-MT em uma parceria com a Secretaria de Fazenda do município de Cuiabá, com fonte dos dados do ITBI municipal.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp